11/11/2010

Reflexões de liderança...

Nunca se vendeu tantos livros nos últimos anos sobre o tema liderança. Nunca se investiu tanto no assunto, ou em temas relacionados. E nunca se falou tanto em desenvolver este comportamento que por vezes é visto como competência. Os cursos, treinamentos e palestras estão sempre lotados!

Qual será o motivo? Como de fato se aprende a liderar? E porque debater este tema faz tanto sentido? Pois bem, não sei se tenho a resposta caro leitor, mas me proponho a pensarmos juntos.

Desde os primórdios da nossa história temos a presença da liderança, exercida de forma marcante no cenário econômico, político e social. Estas ações foram tomando corpo na figura de personagens também marcantes como Jesus Cristo, Gandhi, Silvio Santos, e tantos outros que eu ficaria escrevendo uma lista quase que infinita.

Mas o que faz ou fez destes destas pessoas, um líder? No que eles são diferentes?

São muitas definições e atribuições, mas há uma que gosto muito e quero reforçar! ELES desejam fortemente CONTRIBUIR, AGREGAR E DESENVOLVER O OUTRO, seja da forma que for. A mim parece ser um desejo que sai do coração. Um interesse genuíno como especificam alguns autores. Pode ate ser algo nato, mas acredito na capacidade humana de desenvolvimento.

Outra tônica é reforçar uma das minhas crenças, de que se trata de uma escolha que fazemos em um determinado momento da vida, muito antes de ser promovido, de ter que gerenciar pessoas de fato. Acredito que o líder faz sua liderança, muito antes de ser promovido. Mas isto pode ou não, ser nato. Ou seja, não acredito que nascemos prontos. Acredito que nós escolhemos servir! Escolhemos dividir conhecimentos... Enfim, escolhemos!

E por ultimo quero lançar mais uma reflexão, na verdade o meu intuitos com este artigo: Exercer esta tão famosa e comentada liderança é mais fácil do que se pensa. Basta querer e focar! Na verdade basta escolher! Você acredita nisto?

Vamos tentar? Boa tarde a todos, líderes e liderados!

Um abraço, Cintia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário