13/11/2010

Hábitos novos: dos jovens ou nossos também?

Estudo promovido pela McAfee intitulado A vida secreta dos adolescentes: o comportamento dos jovens na Web aponta que, entre as dez principais atividades, em sete há compartilhamento de informações pessoais com desconhecidos. A pesquisa, foi realizada pela TNS entre 9 e 21 de setembro deste ano, no formato online, e entrevistou 400 jovens de 13 aos 17 anos em todas as regiões do País.

Entre as sete atividades que apresentam maior risco, 83% dos adolescentes utilizam as redes sociais e trocam informações pessoais publicamente; outros 67% fazem upload de fotos; 57% compartilham vídeos; 37% postam e divulgam informações em fóruns de discussões; 36% publicam post em blogs; 31% conversam com desconhecidos por meio de chat e 5% transmitem informações sobre os locais onde vivem e se encontram.

Oito em cada dez adolescentes participam ativamente das redes sociais; 71% deles atualizam seus perfis frequentemente; 46% fazem até menção ao local onde estão. Apesar do fato de revelarem informações que podem gerar riscos, 79% deles afirmam saber como manter-se em segurança online. De acordo com Alexandre Momma, diretor de atendimento da TNS, os jovens utilizam a internet durante a maior parte da sua adolescência. "Eles consideram a rede uma ferramenta diária essencial, que dá a liberdade de entrar em contato com seus colegas, bem como um lugar onde eles podem buscar entretenimento e conteúdo didático", explica. Entretanto, o especialista da McAfee José Matias, gerente de suporte técnico para a América Latina, faz um alerta em relação aos riscos dessa liberdade. "Ainda que a maioria dos jovens acredite que saiba como se proteger em ambientes online, em muitos casos eles compartilham informações pessoais com desconhecidos, que podem trazer riscos, caso esses dados sejam utilizados por pessoas mal-intencionadas.”

Em relação à segurança no ambiente virtual, 72% dos entrevistados conhecem alguém próximo que sofre com bullying; 50% já tiveram os seus computadores infectados por ameaças virtuais; 25% foram vítimas de insultos pejorativos e 20% tiveram senhas roubadas.

Em relação ao controle dos pais, 54% disseram que são questionados a respeito das atividades online; 50% deles estabelecem acordos sobre o que é permitido no ambiente virtual e 39% instalaram os computadores em área comuns do domicílio. De acordo com os adolescentes, 88% deles acreditam que seus pais sabem que eles agem corretamente na web. Entretanto, 53% deles afirmam saber esconder suas atividades online e 39% não contam aos pais o que fazem na internet; 32% limpam histórico dos sites navegados; 27% ocultam ou apagam os e-mails; 39% fecham ou minimizam os sites quando um adulto se aproxima; 29% ocultam ou apagam mensagens de texto e 22% criam endereços secretos de e-mail.

Diante desse cenário, a McAfee recomenda aos pais soluções que contribuam para o diálogo entre os seus filhos. Dirigido a esse perfil de usuário, a empresa oferece a solução McAfee® Family Protection, que permite monitoramento e orientação aos pais de crianças e jovens internautas sobre suas atividades e interações online. “Essa tecnologia protege as famílias contra os riscos e acesso de conteúdos inadequados, os quais ameaçam as crianças e os adolescentes que utilizam a internet para enviar e receber e-mails, conversar por instant messenger, realizar downloads e trocar conteúdos com amigos e desconhecidos e acessar vídeos, sites e redes sociais”, explica Sérgio Oliveira, gerente da área de Consumer da McAfee do Brasil. Segundo o executivo da McAfee, para evitar surpresas indesejáveis, o jovem deve evitar fazer download de software e de arquivos de programa de fonte desconhecida; precisa ter muito cuidado com a privacidade e com o fornecimento de dados pessoais. Deve ainda recusar a interação com desconhecidos em ambiente online, para evitar possível assédio ou intimidação virtual.

Atualmente, o Brasil possui uma população de 17 milhões de jovens entre 13 anos e 17 anos. Destes, 12,5 milhões acessaram a internet nos últimos três meses. Segundo a análise, os jovens têm a internet como parte do dia a dia, e 48% dos entrevistados acessam a internet há mais de quatro anos; 77% acessam a web em média de seis a sete vezes por semana, os chamados heavy users.

A pesquisa indica ainda que para se conectar à web os adolescentes tem cada vez mais utilizado os dispositivos móveis: 25% deles utilizam celulares, equivalente a um a cada quatro acessos. Mas o computador ainda é o local preferido: 89% acessam pelo PCs e 49% por meio de laptops, e apenas 9% via videogame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário