02/08/2010

Ser Y é uma tendência?


Para quem me conhece, sabe que rotular as pessoas é algo que evito fazer! Neste aspecto, quero reforçar que todos nós somos um pouco “geração Y”! Afinal esta é a tendência do momento!


Duvida? Então leia o texto e se delicie com comportamentos Y que você também tem!
É Y quem não aceita calado, respostas vagas do tipo "porque não" (ou "porque sim") e rebate dizendo: "Porque-não não é resposta!". Para quem se classifica Y respostas vazias não atendem as suas necessidades! É preciso ter sentido nas coisas e nas pessoas, portanto em suas relações!

O Y é muito responsável, com aquilo pelo qual é responsabilizado. Assim, ele pode sair no meio da tarde "atormentada", para ficar com a mãe que não está legal; ele se sente também responsável por ela. E vai mandar para o chefe, de madrugada, pelo seu i phone, o projeto pelo qual é responsável. Neste sentido

Quem é Y é alegre, sorridente, de bem com a vida. Ele não concorda que um ambiente de trabalho sério tem que ser triste. Eles enfrentam os desafios de bem com a vida. Mostram preocupação, mas não tristeza.

Como já dito em artigos anteriores, quem é Y “gosta” do que é combinado. A frase: “combinado não sai caro” é típica dos Y. Desta forma não brigam por mais. Quando a empresa, o cliente ou os fatos não atendem a suas necessidades mudam! Assertivamente mudam! Quem é Y gosta de prêmios, reconhecimento, feedback e valorizações diversas. E cobram por isto!

Ainda quem é Y, não gosta da mesmice. Prefere fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não tem paciência para coisas muito longas, demoradas. Reuniões “vagas” sem metas, ou objetivos jamais!

Os Ys fazem muitas coisas ao mesmo tempo: navegam na internet, ao mesmo tempo "comunicam-se" no messenger , fala ao celular e se comunica manualmente com quem está passando.

Prefere atuar em projetos (se possível vários ao mesmo tempo). Isto porque projetos têm começo, meio e fins definidos têm resultados palpáveis, têm superação evidente de obstáculos, oferecem oportunidades concretas de vitórias, em geral no curto prazo.

Quem é Y não gosta de ser engessado, por regras ortodoxas! Preferem valorizar outras coisas, como o respeito ao outro,e mesmo as organizações. Todavia prefere impor respeito pelo caráter, pela transparência, pela espontaneidade. Ele se "subordina" a vínculos e não a cargos. Seu critério de julgamento, portanto, é a consciência e não a obediência.

Todo Y gosta de autonomia, mas "precisa" receber dicas de como está indo seu trabalho. Aliás quem de nós não é assim? Tenho certeza que quanto mais sabemos, mais querermos saber se estamos indo bem!

Por fim, não estranhe se um Y te chamar de cara, quer você seja homem ou mulher. Eles são informais. E não estranhe, isto não é falta de respeito. É sinal de cumplicidade...

E então quanto porcento você é Y?

Boa semana,

Nenhum comentário:

Postar um comentário