03/08/2010

Melhorar sempre sua imagem é uma tendência?



Sua imagem faz a diferença! É o que mais escutamos por aí!
No trabalho não basta saber fazer uma tarefa, a imagem que a gente passa para as outras pessoas é muito importante. Ser competente, porém ter uma aparência negativa pode limitar suas chances de crescer. É preciso cuidar da própria a imagem e procurar eliminar dela qualquer aspecto que seja desfavorável. Cuidar da imagem não é usar MARCAS, é manter seu próprio estilo!
É preciso avaliar nossa própria imagem o tempo todo, levando em conta:

Nossa aparência;
Nossos comportamentos;
Nosso jeito de falar;
Os resultados que apresentamos;
O ambiente onde trabalhamos.
Devemos nos perguntar:
Existe alguma chance de que a minha imagem transmita a idéia de que eu sou desleixado, irresponsável? Ou que não tenho comprometimento com as metas da empresa, sou desatento, ou mesmo chato e pessimista?
Analise com atenção, independente da sua geração!
Aparência
Uma roupa espalhafatosa, ou esportiva demais, pode passar a idéia de que a pessoa é desleixada, desorganizada, inconseqüente ou rebelde. No trabalho é sempre aconselhável ter sobriedade.
Uma roupa inadequada pode transmitir a idéia que seu emprego não é sua maior prioridade, que você está na profissão errada. No caso das mulheres preste atenção em decotes e mini-saias exagerados, quanto aos homens vale evitar bonés de time de futebol, camisetas furadas, etc.
Corte de cabelo, piercings e tatuagens, são expressões do nosso jeito de ser, da nossa personalidade, porém há ambientes que aceitam melhor e outros que não; convém sempre levar em conta o quanto excêntricos podemos ser em nosso trabalho. Para os Ys, é importante atenção com isto! Fazer parte de um time, muitas vezes requer ajustes, flexibilidade. E apesar de não "validarem" isto ter atenção faz diferença!
O fundamental é estarmos sempre asseados. Ninguém gosta de estar do lado de uma pessoa descuidada.
Cuide bem da sua saúde, preste atenção redobrada se tiver problema de mau hálito e vá ao dentista regularmente.
Comportamentos
Atrasos sempre pegam mal. Termine seus trabalhos no prazo, chegue na hora para as reuniões, cumpra com aquilo que se comprometeu. Só deixe de cumprir um compromisso se tiver uma justificativa muito boa, porém saiba que se justificar prejudica a sua imagem.
Manter sua área de trabalho bagunçada, o ambiente desorganizado pode transmitir a idéia de falta de controle. Da mesma forma, excesso de objetos pessoais como fotos e enfeites, pode atrapalhar na construção de uma imagem de comprometimento.
Procure não expor seus problemas pessoais no trabalho, isso dá motivo para fofocas. É sempre melhor as pessoas saberem dos resultados que obteve, do quanto você esforça para aprender coisas novas e se desenvolver.
Ficar reclamando de tudo e desabafando o tempo todo, transmite a imagem de que você é uma pessoa pessimista, o pode afastar as pessoas de você.
Preste atenção também se você não é do tipo leva e traz, ou seja espalha fofocas no ambiente de trabalho, isto não só compromete sua imagem como também faz com que os outros percam a confiança em você.
Fazer brincadeiras para descontrair, às vezes, é muito saudável, porém como tudo exige bom senso. Brincadeiras ou mesmo comentários maldosos a respeito de colegas, podem deixar a impressão de que você é preconceituoso. Evite qualquer comentário sobre: orientação sexual, crenças religiosas, deficiências físicas ou mentais. Todos nós temos nossos preconceitos e convicções pessoais, porém para a empresa o que conta é o desempenho profissional.
Comunicação
Exagerar no envio de e-mails não-profissionais dá a impressão de que a pessoa não é firme no trabalho ou está com tempo de sobra.
Confusão na hora de expor suas idéias transmite idéia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido.
Dificuldade de diálogo ou medo na hora de relacionar-se com os colegas pode demonstrar falta de iniciativa, ou dificuldade em trabalhar em equipe, isso limita suas possibilidades de crescimento.
Resultados apresentados
Que o profissional entregue os resultados esperados no prazo e com qualidade é a principal expectativa que a empresa tem em relação aos seus colaboradores. Isto não significa cumprir o horário formal de trabalho. O que é considerado um bom resultado varia dependendo da área de atuação, pode ser o volume produzido, a redução de custos operacionais ou mesmo a o aumento da eficiência de um processo.
Uma forma comum de se apresentar resultados é por meio de relatórios. Um relatório com erros prejudica a imagem de valor que ele deveria ter e também a credibilidade dos dados contidos.
Explicações muito longas na hora de apresentar resultados normalmente cansam. Seja objetivo e incisivo, deixe os números falarem por si, explique apenas o que for necessário.
Uma apresentação muito enfeitada pode desviar a atenção do assunto principal e deixar as pessoas com a impressão de perda de tempo. Principalmente para as pessoas que apresentam características da geração Y!
O ambiente
Diga-me com quem andas e te direi quem és. Ao escolher uma empresa para trabalhar você está associando-se aos sucessos e fracassos dela, ou seja, a imagem da empresa também é importante. Por isto os jovens tem se mostrado mais seletivos!
Esteja sempre informado de tudo o que puder sobre sua empresa. Dessa forma você nunca será pego de surpresa e poderá estar sempre alinhado aos objetivos do negócio.
Vantagens de construir uma imagem positiva
Saber trabalhar sua imagem é uma habilidade importante, e deve ser desenvolvida para fazer seu trabalho aparecer. Então preste atenção em como você está sendo visto em seu emprego e assuma o controle da sua imagem.
Na hora de buscar um novo emprego estaremos sendo avaliados o tempo todo e a imagem que transmitimos é essencial para sermos escolhidos ou não para a vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário