27/08/2010

Este texto de Santiago, é uma tendência ou não?

Um cachorro com vários donos morre de fome, por José Renato Santiago

A multidisciplinaridade é, muito possivelmente, a característica mais marcante da Gestão do Conhecimento.

Sua própria definição, bem como a abordagem adotada por cada área de uma empresa reforça, ainda mais, este entendimento. Então vejamos...
O gerenciamento do conhecimento possui uma estreita relação com os colaboradores presentes em uma organização, o que serve para destacar a importância de existir uma grande relação com a área de Recursos Humanos.

Por outro lado, nota-se também uma grande relação com o uso de tecnologias adequadas que torne viável a disseminação e o compartilhamento dos conhecimentos para a maior quantidade de pessoas possível, o que suporta a necessidade de participação próxima da área de Tecnologia da Informação.

Também se entende como de muita importância a atuação das áreas onde residem os conhecimentos passíveis de compartilhamento, bem como os colaboradores que os possuem, tanto tacitamente como explicitamente. Desta forma, percebe-se o quanto é relevante e extremamente necessária a participação de diversas áreas, para não falar todas, para que as atividades voltadas para o correto gerenciamento do conhecimento sejam efetivamente postas em prática em uma organização.

Nas organizações, normalmente, não se percebe um grande engajamento de uma determinada área na gestão de projetos com este fim, o que pode significar que não ocorre certa “briga” por tomar conta deste assunto. Por outro lado, esta falta de engajamento costuma a debandar para outro termo, extremamente prejudicial, o descaso. Isto mesmo, não é difícil que seja verificado uma certa despreocupação exagerada no gerenciamento deste assunto, o que, normalmente, debanda para que a mesma seja deixada de lado.

Não que isto seja oficializado em qualquer empresa, pois há um termo muito utilizado para isso, a tal gestão compartilhada. Sem dúvida alguma que nenhum profissional pode criticar impunemente qualquer ação desenvolvida de forma compartilhada pelos colaboradores, no entanto, algumas coisas não podem ser divididas.

O castigo disso, pois bem, o cachorro dos meus vizinhos sabe, aliás sabia, muito bem.

Ele sofria muito, quando a minha vizinha deixava para que o marido dela colocasse comida para ele, quando chegasse. O meu vizinho, por outro lado, tinha certeza que a esposa dele cuidava do cachorro de forma exemplar durante todo o dia. Pois bem, os dois choraram juntos pela morte do cachorro, que morreu de fome!

Bom final de semana.... e atenção a este movimento que por vezes fazemos inconscientemente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário