14/07/2010

PENSAR CRITICAMENTE É TENDÊNCIA DOS MAIS JOVENS?

Não deixem de ler este texto: A força do pensamento....crítico, de Lúcia Helena Ferraz, minha colega de MBA.

Uma das coisas que mais me fascina em algumas pessoas é a sua capacidade de pensar criticamente. Elas somam experiência, capacidade de observar, conceitualizar, refletir, analisar, aplicar, definir, concluir, avaliar, decidir.

Falo aqui da crítica que busca alternativas, modos diferentes de percepção, de contestações e questionamentos que constroem um caminho em linha mais reta para se chegar a um resultado mais plausível, justo e real.

Ter um pensamento crítico não quer dizer criticar negativamente. É a crítica relacionada à analise e ao entendimento de determinada situação, fato, problema. Entre outras coisas é um recurso para entender, esclarecer, facilitar tomadas de decisão com assertividade, precisão ou acuracidade , além de propiciar o alcance de elevado grau de qualidade .

Intrigava-me perceber que algumas pessoas têm um pensamento crítico mais apurado que outras. Numa pesquisa simples aprendi que as pessoas não nascem, necessariamente, dotadas desta capacidade. Elas podem ser estimuladas pela educação que recebem em casa, na escola, nas universidades, nas empresas onde trabalham.

Maravilha!!! É possível aprender e ensinar a ter o pensamento crítico. Há técnicas para isso. Há estudos, fundações, livros, estudos e muitas matérias sobre o assunto. Maravilha!!! Mais uma ferramenta para desenvolver pessoas...será?!?!?

Para tanto é preciso aprender a agir tendo pensamento crítico e ensinar o mesmo aos que nos cercam, aos que trabalham conosco. Assim se formará uma corrente de mentes críticas pensantes com consequencia positiva refletida diretamente nas equipes e nas empresas.

Muitos de nós não somos exatamente o que gostaríamos de ser. Acreditamos ser menos. Não somos menos, mas temos muito a desenvolver de nossas capacidades. O pensamento crítico é uma ferramenta que muito pode nos ajudar neste desenvolvimento, seja qual for a área em que estejamos atuando. Mais que uma ferramenta é uma ciência, uma disciplina cujo desenvolvimento se dá através de um processo gradual, de trabalho, prática, mudança de pensamento e novas percepções.


LU, parabéns pelo texto. É sempre bom saber que a principal forma de desenvolvimento humano que existe é o pensar! Obrigada pela nobre contribuição,

Cintia

Nenhum comentário:

Postar um comentário