14/03/2011

RH É DIFERENTE DE DP?

Sábado na aula que na pós graduação, surgiu novamente uma questão importante: RH é mesmo diferente de um DP?

A idéia pode ser banal, mas tenho certeza que muitos confundem DP, RH, T&D, e por aí a fora! Aliás são tantas as siglas que às vezes nem o cliente interno consegue saber a quem pedir ajuda.

A realidade das empresas está cada vez mais complexa. As novas demandas estão transformando as empresas em verdadeiras fábricas de geração de resultados. E infelizmente não se trabalha de maneira preventiva, como se deveria. Antes falávamos de departamento pessoal, hoje falamos de recursos humanos, mas na prática muitas empresas só mudaram o nome, não mudaram a atitude! E eu tenho o costume de brincar que daqui a pouco não teremos mais o nome nem de RH e sim de corpo humano de bombeiro (risos).

Brincadeiras a parte, penso que para atender as demandas dos clientes, e da movimentação global, as empresas mudaram muito sua forma de recrutar e desenvolver seus profissionais. Quer dizer, no passado, se contratava um profissional, observando sua experiência, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto. Isto era feito, no princípio pelo DP. Hoje, isso não deveria mais ser assim.

Na maioria das organizações a questão da competência técnica é observada, mas a questão comportamental associada a um conjunto de atitudes específicas é que vão definir o resultado final do processo seletivo. Ou seja, só ter preparo técnico, hoje em dia, não quer dizer muito. Está atrasado o profissional que recruta apenas com base em competências, pois o famoso Eugênio Mussak já comprovou a teoria da METACOMPETÊNCIA. Isto então é RH. Não fique triste se você ainda não trabalha em um RH. Veja isto como uma oportunidade de fazer do seu departamento um RH.

Mas só isto é RH? Certamente não! A verdade é que selecionar pessoas não é uma tarefa fácil, e desenvolver menos ainda. Aliás nunca foi! Sempre foi um grande desafio aos profissionais que trabalham com DP ou com RH. Daí construír-se um "guarda chuvas" maior do que apenas o tradicional DP.

E então RH é mesmo diferente de um DP? Sim é diferente, mas não melhor, isto porque apresentam importâncias diferentes. Sigulares, eu diria! Para tal, o profissional voltado às pessoas deve considerar que todos os sistemas de RH são fundamentais. E o (DP) departamento pessoal é um deles. Então RH é uma área que tem como subsistemas a área de Departamento Pessoal.

Devemos tomar alguns cuidados importantes na hora de estruturar o processo e definir as responsabilidades dos subsistemas. Do contrário correremos o risco de errar estrategicamente. Lembre-se sempre os processos de RH, é hoje considerado pelos empresários, executivos das organizações e pelos consultores de RH, como um evento empresarial estratégico e vital. Cabe a nós profissionais posicionarmo nos como tal. Executarmos um planejamento estratégico onde nossos processos conversem entre sí.

Deixemos os ciúmes de lado, e  vamos agregar valor ao negócio. Nenhuma área pode ser mais importante do que a outra. Todas são vitais ao negócio!

Boa semana

Um comentário:

  1. Boa tarde Cintia, texto muito importante para reflexão. Quero contribuir e dizer que existem RHs que ainda não pensam estrategicamente e ainda vivem na operacionalização dos processos, de todos os processos. E isso faz o departamento ficar parecido com o tão conhecido departamento pessoal, preocupado apenas com questões burocraticas na administração das pessoas.

    Costumo dizer que para ser estratégico, minhas operações devem funcionar a contento. Caso isso não aconteça não conseguirei olhar planos estratégicos e ao mesmo tempo estruturar a operacionalização.

    O DP é uma das molas propulsoras da estratégia de RH. Documentos em ordem, pagamentos em dia, encargos quitados, deixam nossos clientes internos bastante satisfeito, e possibilita as demais áreas do RH entrar em cena!

    Boa reflexão...


    Luciano Fotim

    ResponderExcluir