20/09/2010

Feedback positivo é uma tendência?

Há tempos discutimos os motivos pelos quais os gestores relutam em fazer feedback.

A principal justificativa é sempre a danada da falta de tempo! Falar do feedback positivo então, até parece sonho em muitas organizações.

Além do desconhecimento da importância do uso desta ferramenta de gestão, acredito mesmo que a maior parte dos gestores não sabem fazer de forma adequada. Não treinamos as pessoas para avaliar e apresentar os bons resultados, para apontar potenciais e oportunidades de desenvolvimento. No lugar disto, ensinamos apenas a fazerem devolutivas.... bate papos. Feedback é outra história!

Como se faz então?

É simples. Basta ter boa vontade, empatia e vontade de desenvolver o outro. Trata-se, na verdade, da bela arte de aprender...

Trabalhoso? Jamais. Ao contrário. Para aqueles que de fato gostam de desenvolver pessoas, é um passo primordial e um presente de mão dupla!


Um bom momento para fazer isto é agora! Considere este um momento mágico na sua gestão: faça um feedback positivo! Vai lá!

Temos como obrigação, no cargo de gestores, dirigir o desempenho das pessoas – pelo menos é o que dizem os especialistas que operam as diversas fórmulas criadas para avaliar o desempenho... e só nos lembramos disto quando é para estabelecer as metas ou dar o feedback "formal" das benditas avaliações.

Feedback é feito no dia a dia. No momento oportuno. Em seu dia a dia você utiliza esta prática? Já a testou?

Se a resposta for não, este é realmente seu momento. Aproveite para levantar, ir a seu funcionário e dar um feedback positivo! Sei que de certa forma os gestores não foram preparados para "simplesmente" dar feedbacks positivos. Nem mesmo elogiar, mas a resposta virá de imediato nos resultados apresentados. Podem apostar!

Muitos ainda podem pensar isto é desnecessário! Mas garanto que não é! Ao invés de passarmos o tempo todo focados em acharmos os erros dos nossos colaboradores.... que tal começarmos com uma quantidade de elogios? Não vagos, por favor. Focados no que de fatos eles são bons!

Pensemos: No que Marcos é bom? Apesar disto ou aquilo, não estar tão bom.... o que o "Joaquim sabe fazer bem? E por aí vai...

Se mudarmos nossas lentes, teremos uma paisagem melhor dos nossos colaboradores.

Invetigação apreciativa é um bom caminho para a prática do feedback mais eficaz!

Boa semana e um elogio a você que me lê sempre: "Obrigada, você é especial pra mim!"

Cintia

Um comentário:

  1. Olá Cintia! Realmente o feedback positivo faz toda a diferença. Comecei a fazê-lo com minha equipe, e os resultados foram muito bons! Os colaboradores "perdem" aquele medo de que o chefe só chama para dar bronca... eles se sentem valorizados.

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