18/08/2010

É uma tendência usar avaliação de desempenho para demitir?


É assustadora a forma como as empresas têm usado de maneira equivocada uma das ferramentas de desenvolvimento mais poderosa que eu conheço: a avaliação de desempenho!

Tenho notado nos executivos que atendo, um certo medo, toda vez que são chamados a participar destes processos. O mau uso desta ferramenta, principalmente utilizando-a como forma de demissão, tem criado crenças irracionais nas pessoas e organizações. Infelizmente nem todos os profissionais de RH sabem  a riqueza que é este instrumento de diagnóstico.

É importante ressaltar que a avaliação de desempenho visa propiciar um excelente processo de autoconhecimento, quando bem utilizada! Além de outros benefícios diretamente ligados ao negócio.

Neste aspecto é indispensável refletirmos sobre a “escolha” de se fazer ou não avaliações de desempenho e, fundamentalmente, para que a empresa almeja fazê-la. Caso contrário, a tendência é a desmotivação dos colaboradores e, acima de tudo, prejuízos à reputação da área de RH. Sem falar que para a nova geração de profissionais, a Y, que precisa perceber transparência nas coisas, uma vez utilizada a ferramenta de avaliação de desempenho erroneamente, dificilmente a credibilidade dos jovens é retomada.

Desta forma, reforço a importância que esta ferramenta deve ter: FOCO NO DESENVOLVIMENTO, promovendo bem estar, feedbacks constantes, transparência nas relações e, acima de tudo, retenção de talentos.

Você já fez uma? Vale a pena o investimento!

Um comentário:

  1. Concordo plenamente que muitos profissionais não sabem utilizar a avaliação de desempenho, focando em encontrar mau desempenho ou invés de bom!!! Por que será que as pessoas tendem na busca de defeitos do que de qualidades! Adorei o post!!! bjs

    ResponderExcluir