19/08/2010

Como atrair, selecionar, treinar, desenvolver e motivar os jovens da geração Y?

Esta pergunta tem se tornado cada vez mais comum em nosso site http://www.fgy.com.br/ e nas palestras que temos feito nas empresas.

Afirmo antecipadamente, que não há fórmulas mágicas e nem receita de bolo! Mas algumas dicas são valiosas e valem a pena o investimento. Graças a uma pesquisa realizada com 35 mil jovens brasileiros nas principais capitais do Brasil, publicada na revista Isto é Dinheiro, podemos ter um bom panorama:


Sabemos que nossos jovens, com classes sociais diferenciadas, nascem em um mundo dominado pela tecnologia, pelos games, celulares, TV a cabo, internet, e crescem em contato com diferentes culturas, hábitos e realidades completamente diferentes das tradicionais.

No grupo Santander, por exemplo, mais de 40% dos funcionários são da geração Y, sendo que muitos já estão em posições de gerência e liderança. De forma semelhante, a Nextel conta com cerca de 1500 funcionários em seu Contact Center, quase todos nascidos após a década de 80.

Esta geração cada vez mais ganha importância e espaço no mercado de trabalho, principalmente em épocas como esta que cresce o número de programas de trainee no Brasil. E o que temos feito para reter e motivar este grupo?


Uma dica muito importante é lembrar os gestores destes jovens, ou os RHs das empresas, que eles precisam se identificar com os objetivos da empresa, querem fazer parte de algo maior do que o simples desempenho de uma função repetitiva e sem sentido. Para esta geração o que está na parede deve acontecer na prática! eles não validam discurso diferente de prática! eles querem transparência!

Buscam prazer no trabalho e rapidez no crescimento profissional, mas não acreditam que as promoções verticais são a única forma de crescimento: querem o aprendizado.

É indispensável para esta geração ter gestores equilibrados, onde flexibilidade, hierarquia fluida e liberdade são pontos essensicias. Saber com quem trabalham, o que fazem e o impacto deste trabalho na sociedade são fatores que pesam na decisão do jovem em se manter na empresa. Na verdade muitos não trocam de empresa e sim de líderes, com os quais não conseguiram convívio social mais próximo!

Outra dica válida é atenção ao ambiente que você proporciona aos jovens. O “apetite” pelo conhecimento, o interesse pelo aprendizado e o gosto pela interação social são importantes e fundamentais para esta geração. Desta forma seu ambiente de trabalho precisa ter estes “temperos” para reter esta geração, se não eles se vão da mesma forma que entraram!

E talvez a dica mais valiosa é: EVITEM os rótulos. Dizer que eles são preguiçosos, folgados, descompromissados e não sabem nada, dentre outros, não motiva e nem retém seus talentos. Ao contrário, isto os afasta e tende a colocar a reputação da sua empresa em jogo!

E por último a dica mais valiosa para mim: Pegue o melhor de cada geração!

Devemos sim ter foco na geração Y, em sua criatividade, ousadia e curiosidade, mas necessitamos contar com a experiência, maturidade e sabedoria dos Tradicionais, Baby Boomers e X!

Esta é pra mim a principal dica para o sucesso deste momento de transição geracional. Se precisarem de apoio, orientações e produtos direcionados ao desenvolvimento desta geração, entrem em contato com a FGY!

Boa semana,

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