23/06/2010

Web 2.0 é uma tendência ou algo passageiro?

Ontem tive o imenso prazer de participar de uma palestra na USP, conduzida por Marcelo Coutinho, Drª Elizabeth Nicolau Saad Corrêa, René de Paula Jr., e Prof. David Carlson, sob o tema: "Novas Fronteiras Tecnológicas em Marketing e Comunicação”. Inicialmente me perguntei o que uma pessoa da área de humanas estava fazendo alí, ouvindo sobre bits, web, megas, internet, enfim...
Mas logo as idéias foram  clareando e tive a certeza de que mais do que nunca será uma forte tendência todas as pessoas compreenderem mais sobre este universo imenso e infinito da tecnologia, da internet, das redes sociais, etc!

As idéias e colocações foram, sem nenhuma dúvida, do maior alto nível. É fascinante saber como estas pessoas podem saber tanto de algo que muda o tempo todo. Neste sentido algumas reflexões se fizeram presentes:
- Com tanta tecnologia ao nosso acesso como ficarão as relações humanas?
- Como nós brasileiros estamos nos preparando para esta overdose de informações?
- Como que as pessoas prestavam atenção à palestra e, ao mesmo tempo, digitavam em seus twitters?
- Como as empresas tem se preparado para lidar CULTURALMENTE com estas questões sobre comunicação, em plena era do conhecimento?
- Como trabalhar a questão da maturidade pessoal considerando que cada um escreve o que quer?
Enfim...

Estas questões foram levantadas, de uma forma ou de outra, pelos palestrantes, mas o fato é que ainda não temos uma resposta exata, e talvez nunca tenhamos pelo simples fato de que este tema é extremamente dinâmico.... Porém, mais do que nunca fica para mim a importância da humanização e dos relacionamentos interpessoais... Mesmo que isto aconteça à distância. 

E foi neste sentido que compreendi, além de tudo o que aprendi, o que eu, estudiosa do comportamento humano, estava fazendo alí.  

Parabéns aos palestrantes e finalizo dizendo que gostaria de mais vezes ouví-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário