30/06/2010

PROATIVIDADE: TENDÊNCIA OU SOBREVIVÊNCIA?


Hoje pela manhã, lendo sobre os conflitos das gerações me remeti a pensar sobre o conceito de proativitdade e reatividade. O que mesmo, é ser proativo?

Toda empresa precisa de pessoas com atitudes proativas. Mas será que as empresas, de fato, dão espaço para esta competência desabrochar?


Ser proativo exige planejamento, tempo para pensar! Portanto, uma pessoa proativa age como aquela música: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Ela mostra iniciativa de fazer algo sem que seja solicitado. É diferente de agir mediante um problema. O pro-ativo "antecede" eventuais problemas. Mostra-se capaz de pensar “lá na frente”, antecipando-se aos fatos e oferecendo uma visão pontual do que está acontecendo e, principalmente, do que poderá acontecer.

É uma pessoa que tem a resposta antes da formulação da pergunta, porque sabe como as coisas funcionam. Mas respeita o outro. Tende a não atropelar. Normalmente está comprometida com a empresa, com seus colegas de trabalho e, principalmente, com os clientes.

Mas e você se vê mais como uma pessoa proativa ou reativa?

E sua empresa é mais proativa ou reativa?

Se a quantidade de respostas estiver mais concentrada em reativa do que em proativa, preocupe-se que está perdendo, pois, nesses casos, as decisões parecem ser tomadas sempre após que as coisas acontecem. Ação reativa!!

Quando pretendemos adotar ações proativas, é preciso ter toda liberdade e, principalmente, o apoio da empresa para adotar esta ação. No caso, a empresa deve estimular tal comportamento para que ele seja seguido pelos demais funcionários.

Agora imaginem isto no cenário organizacional que vivemos. Gerações Baby Boomers, X e Y com comportamentos totalmente diferentes!

Quem adota um comportamento proativo, precisa desenvolver a capacidade de estar “antenada” a tudo, observando e compreendendo os acontecimentos ao seu redor. A sensibilidade é questão-chave no processo. Além disto, é preciso mais ouvir do que falar e mais escutar do que apenas ouvir. E isto independe da geração que nos encontramos.

Agora lembre-se: agir rapidamente frente a um problema, significa ser ligeiro, rapidinho e não proativo!

Bom dia proativamente,

Cintia

Nenhum comentário:

Postar um comentário