08/06/2010

Alimentando suas paixões

Neste final de semana me deparei pensando sobre algumas transformações gastronômicas, seu desenvolvimento e algumas tendências...

Não sei se todos sabem, mas meus pais são proprietários de um restaurante que aos sábados vende feijoada. Para mim é a melhor, mas sou suspeita em afirmar isto, rsrsrs! Principalmente se comparada a outras que já experiementei. E como o movimento é grande, eu e meu marido costumamos ajudar quando necessário.

E claro, como além de trabalhar comemos também, relembrei de uma história que eu ouvi do grande Fernando Penteado (da escola de samba Vai-Vai, de São Paulo) sobre a origem da feijoada. Você já parou para pensar na transformação histórica desta comida, que permanece tão tradicional nos dias de hoje?

Pois bem...

Fernando me contou há anos atrás, que uma das explicações mais popular da origem da Feijoada é a de que os senhores das fazendas, forneciam aos escravos os "restos" dos porcos. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita, que sempre que servida conseguia reunir os escravos para comer esta refeição. Claro que há outras versões também... Mas este raciocínio me bastou para propor esta reflexão aos leitores. Porque alguns pratos permanecem e outros passam como modismo? Porque a feijoada incorporou em nossa culinária, e mesmo em dias de calor, quando bem servida, os apaixonados por esta receita se deliciam?

Para mim é simples: A Paixão! A identificação prazeirosa com um ou com outro prato! A vontade de viver momentos felizes... enfim!

Acredito que toda vez que algo, ou alguma coisa faz sentido ao ser humano, isto perpetua, permanece com toda força! Quando nos alimentamos de paixão, ou nos apaixonamos por um sabor.... Hummmmm... queremos mais, e mais e mais! E se repetido muitas vezes, tornar-se-á um hábito. E a feijoada de sábado no restaurante dos meus pais para mim é isto! Um prato prazeiroso que virou hábito brasileiro. Reuniões de clientes, amigos e famílias felizes.... que com prazer se alimentam da feijoada feita por minha mãe, que é APAIXONADA pelo que faz!

E temos também os modismos alimentares! Aquelas comidas que surgem e não permanecem com a mesma força com o passar dos anos. Não despertam a paixão brasileira. Porém são também importante para ajudar na seleção das nossas ESCOLHAS... E claro, fortalecer nossas paixões!

E você, pelo que é apaixonado? O que lhe faz sentido nesta vida? Do que você irá se alimentar esta semana? De paixões ou de modismo?


Um forte abraço e boa semana para nós,


Cintia Menegazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário