Fórum de Coaching 2012 – CONARH 2012 Um passo para o crescimento...
A profissão de Coach é uma profissão relativamente nova no Brasil, enquanto no na América do Norte e na Europa já caminha para sua maturidade diria que aqui estamos começando a engatinhar... E por que digo isso?
No dia de ontem tive o privilégio de participar do segundo Fórum de Coaching no Brasil e ouvir cases de três empresas grandes, sérias e importantes: Gerdau representada pela Diretora de RH Denise Casagrande, Natura representada por Marisa Vieira Godoi, Gerente de Desenvolvimento de RH e o Comitê Rio 2016, Elizabeth Correira responsável pela área de desenvolvimento do Comitê e o Presidente da International Coaching Federation, Damian Goldvarg.
Um breve resumo sobre os CASES apresentados:
Na Natura o objetivos era utilizar o coaching como uma ferramenta para preparar profissionais para lidar com as mudanças necessárias. Trata-se de um programa de Coaching Interno em que os Gestores que tem excelente avaliação e que passam pelo Coaching Integral (um programa reconhecido pela ICF) e posteriormente tornam-se coaches de profissionais de alto potencial na empresa. Marisa enfatiza muito fortemente a importância do autoconhecimento e autodesenvolvimento do coach. “O coach precisa passar por uma transformação interna para, mais tarde poder auxiliar no desenvolvimento do outro”.
A Gerdau o programa de Coaching e Mentoring tem como objetivo acelerar o desenvolvimento. Quem decide quem serão elegíveis ao programa é uma comitê de avaliação. Na Gerdau os coaches são internos e foram credenciados pela empresa. Os critérios para escolha do coaches externos forma: Qualificação técnica (formação em Humanas), ter sido executivo e alinhamento à Cultura. Os coaches passaram por treinamento sobre o negócio e a cultura Gerdau e precisavam seguir a metodologia desenhada pela área de Recursos Humanos da empresa. Os resultados do programa foram avaliados por meio de Avaliação 360o, Pesquisa de Clima, Avaliação de Desempenho e Auto avaliação do coachee ao final do programa.
No Comitê Olímpico o coaching foi a ferramenta utilizada para alinhamento cultural e para acelerar o desenvolvimento de líderes que vem da área técnica, ou seja, muitas vezes são ex esportistas. A opção foi por coaches externos e o processo iniciou pelo presidente. É um programa que está começando e os resultados não foram medidos.
O que ficou bastante evidente no Fórum? (minha opinião claro)
Primeiro aspecto, as empresas estão utilizando o coaching para o desenvolvimento de potenciais ou gestores de alto nível na organização, diferentemente de alguns anos atrás onde éramos contratados para “consertar” gestores problema, ou como a última chance da demissão.
Segundo, há pouca ou quase nenhum conhecimento das áreas de Recursos Humanos sobre as Competências dos COACHES definidas pela ICF. Nenhuma das palestrantes mencionou que foi considerado a escolha de um coach com formação credenciada pela ICF (apesar do curso mencionado pela Natura estar na lista de cursos credenciados). Preocupante? Um pouco, cada dia no Brasil temos encontrado a proliferação de cursos de formação de coaches de dois ou três dias que acreditam que formam um profissional ou líderes e/ou executivos que por terem apoiado pessoas informalmente no seu desenvolvimento acreditam que podem tornar-se coaches sem formação adequada. Você pode consultar os cursos credenciados pela ICF no Brasil no link abaixo:
Terceiro ponto, nenhum participantes dos casos mencionou conhecer as credenciais de coaches da ICF, não que elas são garantia de 100% de resultados, ao contratar um profissional certificado pela ICF significa que ele está seguindo as competências (http://www.coachfederation.org/icfcredentials/core-competencies/) do coach determinadas pela maior organização mundial dedicado ao avanço da profissão de coaching e estabelecimento de critérios de qualidade. Para saber mais sobre o credenciamento de coaches e os níveis de credenciamento acessehttp://www.coachfederation.org/icfcredentials/
E o último ponto, ainda que 90% dos processos de coaching no mundo seja realizado por Skype ou celular e com a chegada de novas gerações com estilo de comunicação diferente e bastante conectadas às novas tecnologias, as áreas de Recursos Humanos que representavam a comunidade de RH neste fórum tenham se mostrado tão resistentes e tenham tecido comentários que denotam que se não houver outra forma até pode ser feito, mas que o resultado não será o mesmo. Nessa sentido, fomos premiados com a frase do Presidente da ICF Global que nos fala “para o coaching à distância dar certo depende do desejo do coach e do coachee experimentar essa nova forma.”
Gostaria de formalmente agradecer aos muitos voluntários da ICF Brasil e ICF Capítulo São Paulo pelo trabalho iniciado e desejar muito sucesso nessa longa caminhada rumo à profissionalização.
Fotos: Ana Fuccia (Retirada http://abrhnacional.org/)
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