Eu na verdade nem sei por onde começar o texto depois de tamanha vergonha. Gente eu mato o planeta todos os dias! E pior, hein, ainda serei cobrada disto! Pelo menos foi o que disse meu professor de MBA. Roberto Galassi! Fera!!!!!!
Para entenderem o que digo e também este texto que escrevi, façam o teste "Pegada Ecológica" Escolham o país Brasil e faça as contas!
http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/
Espero que seu resultado seja melhor do que o meu! Pois o meu foi vergonhoso!
Acreditava e continuo acreditando, que sustentbilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais, pessoais e ambientais da sociedade. Assunto este diretamente ligado aos indivíduos e conseqüentemente as organizações.
Trata-se na verdade da capacidade de um indivíduo, grupo de indivíduos ou empresas de manterem-se inseridos num determinado ambiente sem, contudo, impactar violentamente esse maio. Ou melhor, a capacidade de usar os recursos naturais e, de alguma forma, devolvê-los ao planeta através de práticas ou técnicas desenvolvidas para este fim.
Desta forma, me pergunto. O que de fato tenho feito?
Muito pouco, mas confesso que estou sensibilizada a adotar as práticas que transformem nossa presença em determinado lugar o mais sustentável possível.
Sendo assim, entendo que é necessário entender que sustentabilidade é muito mais do que conhecer seu significado bonito e orientado para empresas e organizações ligadas ao meio ambiente. É saber que a adoção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo é um fator decisivo para possibilitar a sobrevivência da raça humana e a continuidade da disponibilidade dos recursos naturais. E neste meio inclui minha filha que é minha principal razão de viver! Maluco né?
Ao atuarmos de forma irresponsável, sem dar tempo ao planeta para se recuperar, estamos provocando a escassez de recursos necessários a nossa sobrevivência e dificultando a vida de milhões de pessoas.
Se todos entendessem a importância da adoção de práticas de sustentabilidade, todas essas alterações vistas, poderiam ser evitadas ou retardadas ao máximo e os recursos naturais estariam disponíveis e fartos por muito mais tempo. O que daria tempo para a humanidade buscar formas mais eficientes para resolver esses problemas em longo prazo. Afinal não podemos negar que de alguma forma nos acostumamos com certas “comodidades não sustentáveis.”
Ações aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas, tornará a sustentabilidade uma realidade palpável e real em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo.
Aprendi com esta pegada e com a aula que parte da minha missão de vida é ajudar na sustentabilidade do planeta. Irei reformular isto, Pode apostar!
Abraços,
Cintia Menegazzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário