30/03/2011

DICAS PRA LIDAR COM AS DIFERENÇAS ENTRE AS GERAÇÕES


Sempre me perguntam como lidar com os conflitos das gerações... Então resolvi colocar no blog, algumas dicas:

1) Em sua empresa, em seus projetos, misture energia e experiência, sabedoria e impetuosidade, sensatez e muita tecnologia.

2) Adote sempre a transparência na hora de se comunicar. Falou tem que cumprir.

3) Não trate os trainess melhor do que qualquer outro cargo. Lembre-se geração Y, não é apenas os trainess da sua empresa.

4) Comprota-se de acordo com seus valores e os valores da organização. Se não der, mude!

5) Se você for líder, adote uma postura madura: compreenda profundamente as vantagens e os benefícios da diversidade; tenha bem claro em mente o que cada geração pode produzir; se você tenta igualar o conhecimento e o resultado, a frustração é óbvia;

6) Confie! Esta palavra é mágica! E sem ela não há trabalho em equipe.

7) Adote a liderança situacional na hora de delegar! Mas lembre que você pode ter um funcionário da geração Y no nível de maturidade 4. Não julgue! Observe!

8) Forneça feedback para qualquer uma das gerações. Esta ferramenta é grátis e ajuda nos relacionamentos!

9) Entender e aceitar que há diferenças básicas entre as quatro gerações é a chave para o acordo de paz entre elas. Mas não precisa encarar isto como um conflito!

10) Compreender e aceitar as diferenças de cada geração não significa abrir mão de suas convicções, princípios e valores. Ouça ativamente, mas seja assertivo!

11) Reúna constantemente as diferentes gerações, principalmente para tomar decisões. Enxergue com outros olhos, decida olhando todo o sistema!

12) Tenha maturidade para lidar com idéias e comportamentos diferentes dos seus. Se necessário faça terapia! Ou ainda faça coaching!

13) Não discuta nem insista, apenas coloque o seu ponto de vista assertivamente e ouça os demais; sabedoria é diferente de inteligência: ou você aceita a maré ou muda o rio que você navega!

14) Atualize-se para não ser pego de surpresa. Idade não significa acomodação.

15) Procure trabalhar sua tolerância e ansiedade. Não tente convencer o outro “do seu jeito”!

No demais eu conto com sua habilidade de lidar com pessoas, sua humildade de aceitar as diferenças... E isto independentemente da geração em que você se enquadre.

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário