01/03/2011

Competências femininas



No mês das mulheres eu não poderia deixar de escrever. Estive ausente por alguns dias, mas agora volto a todo vapor. Nem posso culpar o tempo, ou a falta dele, pois quem me conhece sabe que não acredito nesta “muleta”. Não escrevi por outros motivos mesmo! Estava mergulhada em outros projetos, que me renderão textos bem bacanas. Podem esperar!

Mas no dia de hoje, quero falar sobre MULHERES. Mulheres com M maiúsculo, (risos). Essas que representam e assumem vários papéis ao mesmo tempo no mesmo dia: Mãe, esposa, amiga, executiva, colaboradora, gestora... Nossa falta até categoria, para expressar tantas competências.

Tenho percebido um aumento significativo de nós mulheres no mercado de trabalho, o que em meu começo de carreira, era bastante incomum. Lembro-me de um trecho do mestre Chiavenato, que diz que um profissional bem sucedido, é aquele que reúne três características essenciais: conhecimento, perspectiva e atitude. Estas, porém, devem andar sempre juntas para que o sucesso seja atingido. Ele nunca mencionou o sexo.

Temos sim, conhecimento, perspectivas e atitudes. Temos um cenário tecnológico, as redes sociais e a mudança global, a nosso favor. Estamos caminhando para uma assertividade maior e gradativamente estamos ganhando espaço. Se olharmos há cerca de 20 anos, onde éramos de fato privadas de ter atitudes, nunca se pensou que chegaríamos tão longe. Muitas mulheres eram privadas até de pensar! Nossas crenças eram outras e se não nossas, perpetuávamos as das nossas mães.

Percebo sim que muita coisa mudou, até mesmo para as mulheres que trabalham muito, mas não foram para ao universo empresarial. Até estas MULHERES tem se posicionado de forma diferenciada. Hoje a “antiga” dona de casa, já consegue falar: “eu trabalho” meu cargo é do lar. Não seria isto uma forma de empregabilidade?

Empregabilidade é a capacidade que um indivíduo desenvolve de acumular e manter atualizadas suas competências, rede de relacionamentos e o conhecimento de forma a ter, sempre em suas mãos, o arbítrio sobre seu projeto pessoal.

O que há tempos não era visto como profissão hoje é visto com mais respeito. As mulheres têm mais orgulho de serem do lar. Muitas até estão trabalhando de casa. Valorizam seu trabalho e exercem competências comportamentais que merecem nota 10! Aqui eu ouso perguntar quem de nós, nunca atuou nesta posição? Quem de nós, um dia ou outro, não foi do lar, mesmo que por alguns minutinhos?

Tenho certeza que agimos todos os dias como mulheres-maravilha. Veja só:

• Temos preparo técnico. Seja na empresa ou no lar!

• Temos capacidade de liderar filhos, marido, equipes. E ainda jogo de cintura para lidar com as mudanças.

• Temos habilidade política e diplomática no aspecto familiar e empresarial. Lidamos com sogras, genros, cunhados, chefes, líderes…. Nossa haja diplomacia!

• Temos habilidade de comunicação. O que antes era proibido: falar, hoje é falado sim! Podem até não gostar de ouvir, mas a gente fala, temos nos posicionado mais!

• Mostramos habilidade em Marketing – Cuidamos de nós. Ainda que no fim do dia, a gente dá aquela repaginada e seguimos adiante! Começa outra rotina….. e precisamos manter uma boa imagem

• Desenvolvemos habilidade em vendas, com as equipes parceiras, na feira, no sacolão, com a secretária, na negociação das ferias… enfim vendemos muuuuito bem!

• E temos a capacidade de utilizar dos recursos tecnológicos. Quem que não tem acesso às redes sociais?

A mulherada tem descoberto que é empregável. Que pode ter seu dinheiro e sua independência. As que estão na empresa, também tem mostrado expansão do seu espaço. Estamos descobrindo que podemos confrontar, expor nossos ponto de vista, encarar desafios, ser flexível, assumir erros com responsabilidade, sermos honestas e fiel aos nossos valores, adotarmos uma boa comunicação, sermos competentes no que fazemos e utilizarmos de nossa criatividade. Enfim podemos ser MULHER! Então termino dizendo eu quero continuar assim: Mulher; cercada por homens que me ajudam na caminhada do sucesso pessoal e profissional! E se não ajudar, ao menos não atrapalhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário