06/12/2011

EBA CHEGOU O AMIGO SECRETO!!!!!!

É chegado o final do ano e, com ele, uma série de eventos, festas e confraternizações. Delícia! O momento, muitas vezes, representa a finalização de uma etapa, a conclusão de uma série de atividades, o encerramento de projetos.

Muitos são os compromissos que lotam nossas agendas e mentes em um uma época em que somos pressionados pelo tempo para dar conta de tudo, antes que o ano acabe. A pressão que nos envolve impede que paremos para pensar sobre o sentido de tudo isso e o que realmente nos importa neste momento ano.


Este ano você construiu o que mesmo? Exercitou sua missão? Parou para pensar em todas as conquistas? Seja lá como tenha sido, a hora do amigo secreto chegou!

E é uma atividade bastante frequente nesta época! As pessoas chegam em casa contando que vão fazer amigo secreto com os colaboradores, com os colegas do clube, os amigos do esporte, do inglês, … A lista não tem fim. Diante de tantos amigos secretos e, consequentemente, tantos presentes para dar, fica difícil resgatar o sentido desta atividade.

Você sabe qual é? Me peguei pensando nisto e comecei a escrever....

O momento é de confraternização, certo? Mas o que significa isso mesmo?

Confraternizar, segundo o dicionário, é ligar com irmãos; conviver ou tratar fraternalmente; ter os mesmos sentimentos, crenças ou ideias de outrem. Será que é isso que fazemos nos milhares de amigos secretos que nos envolvemos nesta época?

No meio de tantos presentes e segredos de quem se tirou, o mistério e a surpresa acabam sendo substituídos pela obrigação de comprar um presente para um colega!
A complexidade da situação é substituída pela praticidade e a brincadeira se torna burocrática na maior parte das ezes.... o amigo secreto se torna a compra do objeto escolhido pelo colega e a entrega dos presentes, nada mais é do que, a confirmação ou não de que eu recebi o objeto que eu havia dito que queria ou não.

Aliás quando ganhamos aqule CD.... ai ai ai! E neste caso, não há surpresa, não há mistério, a situação se torna uma rápida satisfação por ganhar o que eu pedi ou uma grande frustração, pois não atenderam meu desejo. E a confraterização mesmo?

Se tivermos clareza que o objetivo dessa brincadeira é a confraternização, podemos pensar em diversas propostas para o amigo secreto: as pessoas podem trocas cartões especiais, lanches, poesias, desenhos, recados, abraços …

Sendo assim, o sorteio de um colega, a busca por informações a respeito dele, aliada ao desafio de tentar descobrir suas preferências sem que seja descoberto; se torna o grande jogo e possibilita que o sentido do Amigo Secreto se mantenha. E sua empresa ficará ainda mais climatizada para o momento de confraternizar!
Sustentar o mistério e a surpresa que a brincadeira requer não é tão difícil assim... É preciso aproveitar a oportunidade para permitir que as pessoas experimentem a brincadeira de amigo secreto e finalização do ano em seu sentido mais amplo.

Permitir observar o outro, perceber o que ele gosta e acima de tudo DIALOGAR!


Boas Festas!!!

Com carinho,

Cintia

Nenhum comentário:

Postar um comentário